Email


  1. Email
  2. Quais são os parâmetros para configuração do email do IC?
  3. Qual é o servidor IMAP?
  4. Qual é o servidor POP3?
  5. Qual é o servidor SMTP? Como enviar email de fora da rede do IC?
  6. Como acessar o webmail?
  7. Onde encontro instruções sobre o novo webmail (horde)?
  8. Como enviar um email autenticado pelo IC através do Gmail?
  9. Como configurar um filtro no sistema de email?
  10. Como configurar redirecionamentos no email (forward)?
  11. Como configurar respostas automáticas (vacation)?
  12. Como redirecionar/encaminhar mail para outra conta?
  13. Como filtrar SPAM?
  14. Quero utilizar o e-mail do IC e receber os e-mail @unicamp.br na conta do IC.
  15. Quero utilizar o e-mail @unicamp.br e receber os e-mail do IC na conta do @unicamp.br.


Quais são os parâmetros para configuração do email do IC?

Qual é o servidor IMAP?

imap.ic.unicamp.br.
Usar conexão SSL/TLS e senha normal  na porta 993.

Qual é o servidor POP3?

taquaral.ic.unicamp.br.
Usar conexão SSL  e  porta 995.

Qual é o servidor SMTP? Como enviar email de fora da rede do IC?

smtp.ic.unicamp.br.
Usar conexão STARTTLS e senha normal na porta 587.


Como acessar o webmail?

O IC oferece dois sistemas de webmail: o horde (sistema mais novo) e o squirrelmail (sistema mais antigo).

Para acessar o sistema mais novo (horde), utilize a url https://webmail2.ic.unicamp.br.
Para acessar o sistema mais antigo (squirrelmail), utilize a url https://webmail.ic.unicamp.br.


Onde encontro instruções sobre o novo webmail (horde)?

Instruções


Como enviar um email autenticado pelo IC através do Gmail?

Instruções


Como configurar um filtro no sistema de email?

A criação de filtros para nosso sistema de email deve ser feito através do webmail.

No Squirrelmail (Webmail antigo)  acesse o webmail, selecione a opção “Filtros” e aperte o botão “Adicionar uma nova regra”.

No Horde (Webmail novo) siga as instruções disponíveis aqui

Atenção
Para a gerência de filtros, porém, você deverá eleger e trabalhar somente com um dos sistemas. Assim, os filtros utilizados hoje pela sua conta provavelmente foram definidos no webmail antigo (squirrelmail). Se você abrir e salvar regras de filtros no novo webmail (horde), as regras antigas serão perdidas e desativadas.

Devido a isso é fortemente recomendável que você migre seus filtros para a nova ferramenta.


Como configurar redirecionamentos no email (forward)?

1. Acesse o webmail;
2. Clique em Filtros;
3. Clique no botão Adicionar uma Nova regra;
4. Localize a caixa chamada Condição e, na primeira caixa onde está escrito Header, selecione all;
5. Na caixa Ação selecione Redirecionar para o seguinte endereço de email e configure o e-mail desejado.
Caso queira manter também uma cópia local, marcar a opção Manter uma cópia local.
6. Para finalizar, clique no botão Adicionar uma Nova regra.


Como configurar respostas automáticas (vacation)?

1. Acesse o webmail;
2. Clique em Filtros;
3. Clique no botão Adicionar uma Nova regra;
4. Localize a caixa chamada Condição e, no local onde está escrito “Header”, selecione “All”;
5. Na caixa Ação selecionar Férias: e preencher com:

  • e-mail desejado;
  • mensagem de resposta;
  • quantidade de dias para enviar novamente uma resposta a um remetente.

6. Para finalizar, clique no botão Adicionar uma Nova Regra.


Como redirecionar/encaminhar mail para outra conta?

1. Acesse o webmail;
2. Clique em Filtros;
3. Clique no botão Adicionar uma Nova regra;
4. Localize a caixa chamada Condição e, no local onde está escrito “Header”, selecione “All”;
5. Na caixa Ação selecionar Redirecionar para o seguinte endereço de email e preencher com o e-mail desejado;
6. Para finalizar, clique no botão Adicionar uma Nova Regra.

 


Como filtrar SPAM?

1. Acesse o webmail;
2. Clique em “Filtros”;
3. Clique no botão “Adicionar uma Nova regra”;
4. Localize a caixa chamada “Condição” e selecione as seguintes opções:

  • Na primeira caixa, deixe “Header” selecionado;
  • Onde está escrito “To: ou CC:” selecione “X-Spam-Flag”;
  • Onde está escrito “contém” selecione “é”;
  • Preeencha a última caixa com YES.

5. Na caixa Ação pode-se selecionar “Descartar Silenciosamente” para jogar a mensagem fora ou “Mover mensagem em” para armazenar a mensagem em uma pasta específica.
6. Na caixa “Ações Adicionais” selecione “PARAR” para que as regras seguintes não sejam processadas.
7. Clique no botão “Adicionar uma Nova regra”‘ para finalizar.

A ordem das regras apresentadas na área “Filtros” é a mesma ordem utilizada pelo servidor na filtragem.
Coloque regras de filtragem de SPAM antes de regras de encaminhamento ou férias.

 

 


Quero utilizar o e-mail do IC e receber os e-mail @unicamp.br na conta do IC.

Tutorial de como encaminhar do Gmail para o IC

 

 


Quero utilizar o e-mail @unicamp.br e receber os e-mail do IC na conta do @unicamp.br.

Tutorial utilizando o download a partir do Gmail

Tutorial utilizando o SIEVE (não recomendamos, pois estará enviando SPAM também)