Abertura de Chamados / RT / Suporte


Sistema de Chamados (Request Tracker)

Em caso de necessidade de suporte, além deste site com diversas informações, é possível enviar e-mail para dois endereços diferentes, dependendo da necessidade de suporte.

O sistema enviará uma e-mail automático de resposta como confirmação.


Abertura de Chamados pela Intranet

É possivel abertura de chamados pela intranet no endereço https://intranet.ic.unicamp.br/ caso você seja professor, servidor ou estagiário.

1) Realizar login na página https://intranet.ic.unicamp.br/ com sua conta IC ou Sise/Unicamp.

2) Acessar na barra lateral esquerda a opção "Formulários".

3) Na seção "Formulários da Informática" selecionar a opção que é adequada para a demanda, preencher com as informações e enviar. Será enviado uma resposta autómatica para o e-mail que foi efetuado o login com as informações relacionados ao chamado.


Abertura de Chamados para Laboratórios de Ensino/Auditório/Salas de Aula (IC3)

Exemplos de situações:

  • Solicitação de instalação de softwares nas máquinas em questão.
  • Solicitação de criação de contas provisórias para usuários em eventos e atividades.
  • Solicitação de criação de contas regulares, como graduação, extensão e outros.
  • Cota de disco atingida.
  • Problemas de impressão na impressora PRGRAD (IC3).
  • Auxílio técnico/suporte em eventos dentro do IC3.
  • Auxílio técnico ou problemas, relacionados a informática, nas salas de Aula 351, 352, 353 e Laboratórios 300, 303, 304 e 305.
  • Problemas relacionados a conta do usuário.
  • Problemas de acesso que utilizando a conta de e-mail @students.ic.unicamp.br
  • Problemas relacionados aos servidores que utilizam contas @students como o SSH, Gitlab, Public HTML.
  • Solicitação de acesso a laboratórios de pesquisa da sala 310, 361, 86/90.

Enviar E-mail para: suporte-lab@ic.unicamp.br 

No corpo da mensagem, é importante descrever o assunto com o máximo de detalhes possiveis para que possamos auxiliar de forma ágil.


Abertura de Chamados para Salas Administrativas/Salas de Professores/Salas de Reunião/Servidores/Datacenter (IC1-IC2)

Exemplos de situações:

  • Solicitação de instalação de softwares nas máquinas em questão.
  • Solicitação de criação de contas provisórias para usuários em eventos e atividades.
  • Solicitação de criação de contas regulares, como doutorado, pósdoc, servidores, professores.
  • Problemas de impressão na impressora PRSEC, PR1, PRX (IC1-IC2).
  • Auxílio técnico/suporte em eventos dentro do IC1-IC2.
  • Auxílio técnico ou problemas nas salas em questão, relacionados a informática. 
  • Problemas relacionados a conta do usuário.
  • Problemas de acesso que utilizando a conta de e-mail @ic.unicamp.br
  • Problemas relacionados aos servidores que utilizam contas @ic como o SSH, Overleaf, Gitlab, Public HTML.
  • Demandas internas administrativas como questões de patrimônio que necessitam de aval da TI.
  • Solicitação de acesso a serviços e servidores.

Enviar E-mail para: suporte@ic.unicamp.br 

No corpo da mensagem, é importante descrever o assunto com o máximo de detalhes possiveis para que possamos auxiliar de forma ágil.


Acompanhameto dos Chamados

Atenção, sempre verificar o SPAM e lixo eletrônico. 

  • Se o e-mail utilizado para criação do chamado (envio do e-mail) for @ic.unicamp.br 

É possível acompanhar o chamado tanto pelo próprio e-mail durante as trocas de mensagem ou acessando https://rt.ic.unicamp.br/ e utilizando o usuário e senha da conta do e-mail em questão.

  • Se o e-mail utilizado para criação do chamado (envio do e-mail) for qualquer outro

Apenas é possivel acompanhar o chamado pelo E-mail.


Suporte Presencial

O suporte presencial do IC3 fica localizado na Sala 312, já o suporte presencial do IC1-IC2 fica localizado na Sala 81.

Horário de Funcionamento: 

Segunda a Sexta: 8:00h – 23:00hs – Sala 312

Segunda a Sexta: 8:30h – 17:30hs – Sala 81