Outras Informações


  1. Como solicitar a instalação de um aplicativo?
  2. O drive z: não aparece no Windows Explorer, o que devo fazer?
  3. Como devo proceder para diminuir o espaço em disco ocupado pelos meus e-mails?
  4. Como verificar o espaço em disco utilizado em minha área?
  5. O aplicativo bjorb não foi incializado durante o login na máquina, como devo proceder?
  6. O aplicativo prserv não foi inicializado durante o login na máquina, como devo proceder?
  7. A impressora não funciona no sistema CICS, como devo proceder?
  8. Em quais impressoras posso imprimir?
  9. Como instalar uma impressora no Windows?
  10. Qual é o endereço IP do meu computador?
  11. Qual é o nome do meu computador?
  12. O thunderbird perdeu minhas configurações de email, como devo proceder?
  13. Gostaria de mudar o layout de minha sala e mudar o local do computador. O que fazer?
  14. Como restaurar arquivos de meu homedir?
  15. Como solicitar uma conta no sistema?
  16. Como verificar o hardware da máquina no Windows
  17. Como configurar o telefone para transferir e desviar chamadas?

 


Como solicitar a instalação de um aplicativo?

Envie um email para suporte@ic.unicamp.br contendo

  • nome do aplicativo a ser instalado;

  • computador onde a instalação deve ser feita.

Adicione o máximo de informação referente a esse aplicativo, como por exemplo,

  • URL (endereço da página) de onde o download deve ser realizado;
  • versão desejada;
  • possíveis dependências;
  • instruções sobre a configuração do mesmo, se pertinente.


O drive z: não aparece no Windows Explorer, o que devo fazer?

  • Abra o prompt do DOS:

(Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Prompt do DOS)

  • Execute no mesmo o seguinte comando:

net use z: \\recife.sec.ic.unicamp.br\<seu-login>

  • Pressione Enter.

Após a execução deste comando o drive z: estará acessível através do Windows Explorer.

Exemplo do comando acima para o usuário com o login “ic”:
net use z: \\recife.sec.ic.unicamp.br\ic


Como devo proceder para diminuir o espaço em disco ocupado pelos meus e-mails?

No aplicativo thunderbird (cliente de e-mail) executar o comando Arquivo -> Limpar Lixeira.
Após este procedimento executar o comando Arquivo -> Compactar Pastas.

Caso o procedimento acima retorne alguma mensagem de erro verifique a cota em disco utilizada no drive z:. Para isto execute o seguinte procedimento:

  • Abra o Windows Explorer;

  • Clique com o botão direito do mouse no drive z:;
  • Selecione a opção propriedades, verifique se o espaço ocupado em disco é superior a 500 MB.
  • Caso seja, envie uma solicitação para suporte@ic.unicamp.br solicitando aumento de cota e justificando a razão pela qual você necessita deste procedimento.

Compactar com frequência os e-mails contribui para evitar problemas com cotas e consequentemente a interrupção do recebimento de e-mail.

Como verificar o espaço em disco utilizado em minha área?

  • Abra o Windows Explorer,
  • clique com o botão direito do mouse no drive z: e
  • selecione a opção propriedades,
  • verifique se o espaço ocupado em disco é superior a 500 MB,
  • caso seja envie uma solicitação para suporte@ic.unicamp.br solicitando aumento de cota e justificando a razão pelo qual você necessita deste procedimento.

 


O aplicativo bjorb não foi incializado durante o login na máquina, como devo proceder?

Acesse Iniciar – Programas – Startup -> bjorb
Após este procedimento o bjorb será inciado e o programa CICS poderá ser acessado.

 


O aplicativo prserv não foi inicializado durante o login na máquina, como devo proceder?

Acesse Iniciar – Programas – Startup -> prserv
Após este procedimento a impressora poderá ser utilizada.


A impressora não funciona no sistema CICS, como devo proceder?

Você deve inicializar a impressora antes do uso, para isto:

  • execute o programa Internet Explorer ou Firefox e
  • acesse a página do CCUEC (http://www.ccuec.unicamp.br)
  • na referida página acesse o link Produtos e Serviços e após este o link Ativar Impressoras,
  • insira no campo correspondente o nome da impressora que deseja ativar e clique no botão Ativar Impressora.
  • Após a execução desta operação a impressora pode ser utilizada no sistema CICS.

 


Em quais impressoras posso imprimir?

Na impressora local instalada em minha máquina ou em uma das impressoras compartilhadas na rede windows às quais tenha acesso.


Como instalar uma impressora no Windows?

Local: Envie uma solicitação para suporte@ic.unicamp.br informando

  • a máquina em que a impressora será instalada e
  • marca/modelo da impressora

Rede:

  • Selecione Iniciar -> Configurações -> Impressoras -> Adicionar Impressora.
  • Selecione a opção “Impressora de Rede” e
  • clique em avançar. Serão listados na tela todos os computadores da rede da secretaria que possuem impressoras compartilhadas.
  • Selecione o computador que possui a impressora que você deseja adicionar e
  • selecione a impressora compartilhada pelo mesmo

 


Qual é o endereço IP do meu computador?

 

  • Se o computador já estiver com o endereço configurado, execute o prompt do dos (Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Prompt do DOS) e execute no mesmo o seguinte comando: ipconfig
  • Caso você esteja fazendo uma nova configuração e não sabe o endereço, mas sabe o nome do mesmo, execute o comando nslookup nome-computador para obter o endereço IP associado com esse nome.

 


Qual é o nome do meu computador?

No prompt do DOS execute o comando    nslookup endereco-ip    para obter o nome do computador.

 


O thunderbird perdeu minhas configurações de email, como devo proceder?

Envie uma solicitação para suporte@ic.unicamp.br e solicite a configuração da mesma.

 


Gostaria de mudar o layout de minha sala e mudar o local do computador. O que fazer?

Se não há um cabo de rede próximo a nova posição, envie um email para suporte@ic.unicamp.br solicitando a instalação de um cabo de rede e indicando o local desejado.

 


Como restaurar arquivos de meu homedir?

Envie um email para suporte@ic.unicamp.br descrevendo precisamente

  • o que você gostaria que fosse restaurado;
  • a data na qual os arquivos estavam presentes no seu homedir.

 


Como solicitar uma conta no sistema?

Envie um email para suporte@ic.unicamp.br contendo o nome do usuário login desejado característica do usuário (professor, visitante, pos-doc, congresso, etc) e data de expiração.


Como verificar o hardware da máquina no Windows

Processador:

  • Menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema:
    • Computador
      • Processador

 

Memória:

 

  • Menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema:
    • Computador
      • Memória (RAM)

 

Disco (HD):

 

  • Menu Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador:
    • Armazenamento
      • Gerenciamento de Disco

 


Como configurar o telefone para transferir e desviar chamadas?

Para instruções, acesse o manual disponível em:

http://www.ccuec.unicamp.br/telefonia/manual_facilidades/Manual%20-%20Siemens%20ANALOGICO.htm