E-Mail

 

Ao ingressar na Universidade, todo aluno recebe um email institucional que é mantido pela DAC (Diretoria Acadêmica). Esse email possui o seguinte formato:

<inicial-do-nome><número-do-ra>@dac.unicamp.br

Esse email é hospedado na plataforma do Google e possui todos os recursos de um email Gmail.

Você pode obter informações e acesso a este sistema através do seguinte link: https://www.dac.unicamp.br/portal/estudantes/webmail

Todo aluno do Instituto de Computação tem, também, dois endereços de email no domínio do IC. São eles:

  • <ra-número-do-ra>@students.ic.unicamp.br
  • <primeiro-nome>.<ultimo-sobrenome>@students.ic.unicamp.br

Recentemente os email com domínio @students.ic.unicamp.br passaram por uma modificação e agora eles são  aliases para o email mantido na DAC. Assim, você pode enviar e receber emails através desses endereços, mas todas as mensagens são armazenadas e mantidas em seu email da DAC.

Estes emails não possuem caixa postal local e não possuem acesso pelo serviço de webmail do IC.

As informações a seguir são válidas para contas antigas que ainda possuem caixa postal no IC:


  1. Como filtrar SPAM?
  2. Como configurar respostas automáticas (vacation)?
  3. Como configurar redirecionamentos no email (forward)?
  4. Como configurar um filtro no sistema de email?
  5. Qual é o servidor SMTP? Como enviar email de fora da rede do IC?
  6. Qual é o servidor IMAP?
  7. Qual é o servidor POP3?
  8. Como acessar o webmail?


Como acessar o webmail?

Utilize a url https://webmail2.students.ic.unicamp.br (Horde) ou https://webmail.students.ic.unicamp.br (SquirrelMail)


Qual é o servidor POP3?

pop.students.ic.unicamp.br.
Usar conexão SSL e porta 995.


Qual é o servidor IMAP?

imap.students.ic.unicamp.br.
Usar conexão SSL e porta 993.


Qual é o servidor SMTP? Como enviar email de fora da rede do IC?

smtp.students.ic.unicamp.br.
Usar conexão TLS e autenticação na porta 587.


Como configurar um filtro no sistema de email?

Para configurar qualquer tipo de filtragem, acesse o webmail, selecione a opção “Correio” , “Filtros” e aperte o botão “Nova regra”.
Ou se preferir siga o tutorial: Configurar Filtro de E-mail


Como configurar redirecionamentos no email (forward)?

Siga o tutorial Configurar Redirecionamento de E-mail

Ou se preferir siga os passos indicados abaixo:
1. Acesse o webmail;
2. Clique em Correio , Filtros;
3. Clique no botão Encaminhar;
4. Deixe sem marcar o checkbox “Manter uma cópia da mensagens nesta conta” para que não lote sua caixa de entrada e você deixe de receber e-mails;
5. Preencha o e-mail que deseja encaminhar as mensagens em “Address to forward to”;
6. Para finalizar, clique no botão “Gravar”.


Como configurar respostas automáticas (vacation)?

Siga o tutorial Configurar Respostas Automática

Ou se preferir siga os passos indicados abaixo:
1. Acesse o webmail;
2. Clique em “Correio” , “Filtros”;
3. Clique no botão “Férias”;
4. Preencha a data de inicio e fim das férias, o assunto da mensagem automática e o conteúdo da mensagem;
6. Para finalizar, clique no botão “Gravar”.


Como filtrar SPAM?

Siga o tutorial Configurar Spam

Ou se preferir siga os passos indicados abaixo:
1. Acesse o webmail;
2. Clique em “Correio” , “Filtros”;
3. Clique no botão “Spam”;
4. Marque um valor no nível de spam, mensagens com valor acima de 5 normalmente são spams.
5. Selecione a pasta para qual você deseja encaminhar automaticamente as mensagens marcadas como spam.
6. Para finalizar clique no botão “Gravar”‘.