Conta para os sistemas da Universidade

Usuário Unicamp (login) e senha (password) são solicitados pelo usuário para que seja possível a utilização de serviços computacionais associados à senha única.

Os usuários abaixo não necessitam solicitar Usuário Unicamp:

Alunos DAC

O Usuário Unicamp do aluno é o próprio registro acadêmico (RA) e a senha é a mesma utilizada para acesso ao Sistema Acadêmico da DAC.

Alunos de Colégios Técnicos da Unicamp

O usuário Unicamp é gerado automaticamente através do registro acadêmico (RA) dos colégios técnicos após a matrícula do aluno e possuem o seguinte formato:

• COTUCA: prefixo ‘cc’ seguido do RA, ex: ‘ cc999999 ‘.

• COTIL: prefixo ‘cl’ seguido do RA, ex: ‘ cl999999 ‘.

Alunos da Escola de Extensão da Unicamp (EXTECAMP)

O usuário Unicamp é gerado automaticamente através do código fornecido pela EXTECAMP após a matrícula do aluno e possui o seguinte formato:

• Prefixo ‘ex’ seguido do código do aluno, ex: ‘ ex999999 ‘.

Como e onde solicitar:

Para abertura de uma conta com matrícula UNICAMP ou FUNCAMP, basta o mesmo fazer a requisição pelo seguinte link:

Se tiver um e-mail secundário cadastrado o mesmo irá receber a senha por esse e-mail, caso contrário o Ismael (TI) ou Luiz Fernando (RH), podem retirar a senha do mesmo internamente.

Para colaborador externo via DAC (que recebe o código DAC de colaborador externo), a criação é feita por William ou Daniel a partir do sistema de senha única em Criar username para Colaborador Externo da DAC.

Instruções de como criar a sua conta unicamp com a matrícula UNICAMP ou FUNCAMP.

Para solicitar agora um Usuário Unicamp e uma senha escolha a opção “Criar Usuário Unicamp” na página do Portal informando um usuário único, matrícula e um email para contato/recuperação de senha (opcional).

Após solicitação do Usuário Unicamp, uma senha provisória deverá ser retirada junto ao responsável pela entrega de senha da unidade a qual pertence o usuário. Veja onde encontrar o responsável pela entrega de senha de sua unidade na opção “Onde retirar a senha” do Portal(1).

O Usuário Unicamp será excluído caso a senha não seja retirada em 45 dias (após solicitação).

Após retirada da senha provisória, o usuário deverá alterá-la para desbloqueio através da opção “Trocar Senha” no Portal“.

Para acessar alguns sistemas corporativos há a necessidade de autorização do responsável pelo uso do serviço computacional. Neste caso, é enviado (via mail) ao responsável um aviso, sobre o pedido do usuário, de forma que este efetive a autorização necessária no sistema.

(1) Em virtude dos cuidados com a pandemia de Covid-19 podemos entregar a senha digitalmente. Para isso, logo após solicitar, entre em contato com os responsáveis pela entrega de senha nas unidades para receber maiores instruções. Na Lista de Entregadores de Senha enviar uma mensagem aos responsáveis. Alternativamente, temos o email resp-sise@ic.unicamp.br para os resposáveis pela entrega no IC.

Docentes externos vinculados à Universidade

Professores externos que possui algum vínculo (lecionar em cursos de especialização, por exemplo) podem ter uma conta. Ela deve ser solicitada por um professor interno através do link https://www1.sistemas.unicamp.br/SiSeCorp/protegido/username/externo/manter.do. A conta dura 10 anos e é de responsabilidade do docente que solicitou.

Mais Informações

Para informações como troca de senha, recuperação por esquecimento e outras informações sobre o usuário @unicamp, acesse o portal do sistema de senha única.