Acesso e Recebimento da Conta Unicamp (SiSe)
Conta para os sistemas da Universidade
Usuário Unicamp (login) e senha (password) são solicitados pelo usuário para que seja possível a utilização de serviços computacionais associados à senha única.
Com esta conta, o usuário pode acessar serviços como: E-mail institucional, Wi-fi, Botão do Pânico, sistemas internos da Unicamp e mais.
Usuários sem necessidade de solicitação de conta:
Alunos DAC – Graduação, Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) e Especiais
O Usuário Unicamp do aluno é o próprio registro acadêmico (RA) e a senha é a mesma utilizada para acesso ao Sistema Acadêmico da DAC.
Alunos de Colégios Técnicos da Unicamp
O usuário Unicamp é gerado automaticamente através do registro acadêmico (RA) dos colégios técnicos após a matrícula do aluno e possuem o seguinte formato:
-
COTUCA: prefixo ‘cc’ seguido do RA, ex: ‘ cc999999 ‘.
-
COTIL: prefixo ‘cl’ seguido do RA, ex: ‘ cl999999 ‘.
Alunos da Escola de Extensão da Unicamp (EXTECAMP)
O usuário Unicamp é gerado automaticamente através do código fornecido pela EXTECAMP após a matrícula do aluno e possui o seguinte formato:
-
Prefixo ‘ex’ seguido do código do aluno, ex: ‘ ex999999 ‘.
Outros usuários:
Professores, Servidores, FUNCAMP, PósDoc, Contas Institucionais e outros
Instruções para a ativação da conta serão enviadas no e-mail particular (o chamado e-mail secundário) cadastrado junto da DGRH, basta seguir as orientações que a conta estará criada.
Caso não receba o e-mail ou esteja com problemas, é possível realizar a solicitação da criação da conta neste link https://detic.unicamp.br/sistemas/senhaunicamp/sobre/ selecionando a opção “Criar Usuário” de posse do número da sua matrícula. Após essa solicitação, os representantes de senha do IC Thiago (TI) e Thais (RH) receberão uma solicitação para autorização da conta e liberação da senha. Eles também podem realizar a solicitação da criação de conta caso seja necessário.
Após essa liberação a senha provisoria será entregue ao usuário, para que ele possa acessar https://detic.unicamp.br/sistemas/senhaunicamp/sobre/ selecionando a opção “Trocar Senha” e de fato colocar a senha definitiva e ativação total da conta. Na maioria dos casos o acesso completo a todos sistemas pode demorar até 60min após a criação da conta.
O Usuário Unicamp será excluído caso a senha não seja retirada em 45 dias (após solicitação).
Para acessar alguns sistemas corporativos há a necessidade de autorização do responsável pelo uso do serviço computacional. Neste caso, é enviado (via mail) ao responsável um aviso, sobre o pedido do usuário, de forma que este efetive a autorização necessária no sistema.
Caso esteja com dúvidas onde retirar a senha, verificar a opção “Onde Retirar a Senha” em https://detic.unicamp.br/sistemas/senhaunicamp/sobre/
Colaborador Externo via DAC
A criação é feita por William (TI) ou Daniel (TI), representantes de usuário.
Docentes Externos Vinculados á Universidade
Professores externos que possui algum vínculo (lecionar em cursos de especialização, por exemplo) podem ter uma conta. Ela deve ser solicitada por um professor interno através do link https://www.detic.unicamp.br/catalogo-servicos/eu-quero/acessar-meu-e-mail/ A conta dura 10 anos e é de responsabilidade do docente que solicitou.
Mais Informações
Para informações como troca de senha, recuperação por esquecimento e outras informações sobre o usuário @unicamp, acesse https://detic.unicamp.br/sistemas/siseadmin/sobre/ ou https://detic.unicamp.br/sistemas/senhaunicamp/sobre/