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Email


  1. Como acessar o webmail?
  2. Como acessar o webmail (Horde)?
  3. Qual é o servidor POP3?
  4. Qual é o servidor IMAP?
  5. Qual é o servidor SMTP? Como enviar email de fora da rede do IC?
  6. Como enviar email autenticado pelo IC
  7. Como configurar um filtro no sistema de email?
  8. Como configurar redirecionamentos no email (forward)?
  9. Como configurar respostas automáticas (vacation)?
  10. Como redirecionar/encaminhar mail para outra conta?
  11. Como filtrar SPAM?

Como acessar o webmail?

Utilize a url "https://webmail.ic.unicamp.br".
 


Como acessar o webmail (Horde)?

Utilize a url "https://webmail2.ic.unicamp.br".


Qual é o servidor POP3?

taquaral.ic.unicamp.br
Configurar conexão SSL e porta 995.
 


Qual é o servidor IMAP?

taquaral.ic.unicamp.br. 
Usar conexão SSL e porta 993.
 

Qual é o servidor SMTP? Como enviar email de fora da rede do IC?

smtp.ic.unicamp.br
Usar conexão TLS e autenticação na porta 587.


Como configurar um filtro no sistema de email?

Para configurar qualquer tipo de filtragem, acesse o webmail, selecione a opção "Filtros" e aperte o botão "Adicionar uma nova regra".
 


Como configurar redirecionamentos no email (forward)?

1. Acesse o webmail
2. Clique em Filtros
3. Clique no botão Adicionar uma Nova regra
4. Localize a caixa chamada Condição e, na primeira caixa onde está escrito Header, selecione all
5. Na caixa Ação selecione Redirecionar para o seguinte endereço de email e configure o e-mail desejado. 
     Caso queira manter também uma cópia local, marcar a opção Manter uma cópia local
6. Para finalizar, clique no botão Adicionar uma Nova regra.
 


Como configurar respostas automáticas (vacation)?

1. Acesse o webmail
2. Clique em Filtros
3. Clique no botão Adicionar uma Nova regra
4. Localize a caixa chamada Condição e, no local onde está escrito "Header", selecione "All"
5. Na caixa Ação selecionar Férias: e preencher com:

  • e-mail desejado;
  • mensagem de resposta;
  • quantidade de dias para enviar novamente uma resposta a um remetente.

6. Para finalizar, clique no botão Adicionar uma Nova Regra.
 

 


Como redirecionar/encaminhar mail para outra conta?

1. Acesse o webmail
2. Clique em Filtros
3. Clique no botão Adicionar uma Nova regra
4. Localize a caixa chamada Condição e, no local onde está escrito "Header", selecione "All"
5. Na caixa Ação selecionar Redirecionar para o seguinte endereço de email e preencher com o e-mail desejado; 
6. Para finalizar, clique no botão Adicionar uma Nova Regra.
 


Como filtrar SPAM?

1. Acesse o webmail
2. Clique em "Filtros"
3. Clique no botão "Adicionar uma Nova regra"
4. Localize a caixa chamada "Condição" e selecione as seguintes opções:

  • Na primeira caixa, deixe "Header" selecionado;
  • Onde está escrito "To: ou CC:" selecione "X-Spam-Flag";
  • Onde está escrito "contém" selecione "é";
  • Preeencha a última caixa com YES.

5. Na caixa Ação pode-se selecionar "Descartar Silenciosamente" para jogar a mensagem fora ou "Mover mensagem em" para armazenar a mensagem em uma pasta específica. 
6. Na caixa "Ações Adicionais" selecione "PARAR" para que as regras seguintes não sejam processadas. 
7. Clique no botão "Adicionar uma Nova regra"' para finalizar. 


A ordem das regras apresentadas na área "Filtros" é a mesma ordem utilizada pelo servidor na filtragem. 
Coloque regras de filtragem de SPAM antes de regras de encaminhamento ou férias.