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E-Mail


  1. Como acessar o webmail?
  2. Qual é o servidor POP3?
  3. Qual é o servidor IMAP?
  4. Qual é o servidor SMTP? Como enviar email de fora da rede do IC?
  5. Configurando o GMAIL para enviar mail como usuario@ic.unicamp.br
  6. Como configurar um filtro no sistema de email?
  7. Como configurar redirecionamentos no email (forward)?
  8. Como configurar respostas automáticas (vacation)?
  9. Como filtrar SPAM?
  10. Redirecionamento para ex-alunos


Como acessar o webmail?

Utilize a url "https://webmail.ic.unicamp.br".



Qual é o servidor POP3?

taquaral.ic.unicamp.br
Configurar conexão SSL e porta 995.
 


Qual é o servidor IMAP?

taquaral.ic.unicamp.br. 
Usar conexão SSL e porta 993.
 


Qual é o servidor SMTP? Como enviar email de fora da rede do IC?

smtp.ic.unicamp.br
Usar conexão TLS e autenticação na porta 587.


Configurando o GMAIL para enviar mail como usuario@ic.unicamp.br

- Settings 
  - Accounts and Import 
    - Send mail as: clique em "Send mail from another address" 
        - Add another email address you own: informe o seu mail "usuario@ic.unicamp.br
        - Selecione: Send through ic.unicamp.br STMP servers: 
               - SMTP Server: smtp.ic.unicamp.br 
               - Port: 587 
               - Username: usuario
               - Password: ****** (password do mail usuario@ic.unicamp.br)
               Obs: Nao selecione a opção "Always use a secure connection (SSL)" 
- Clique em "Add account" 
- Voce irá receber um mail em "usuario@ic.unicamp.br" do GMAIL confirmando a solicitação


 *Gmail


Como configurar um filtro no sistema de email?

Para configurar qualquer tipo de filtragem, acesse o webmail, selecione a opção "Filtros" e aperte o botão "Adicionar uma nova regra".
 


Como configurar redirecionamentos no email (forward)?

1. Acesse o webmail
2. Clique em Filtros
3. Clique no botão Adicionar uma Nova regra
4. Localize a caixa chamada Condição e, na primeira caixa onde está escrito Header, selecione all
5. Na caixa Ação selecione Redirecionar para o seguinte endereço de email e configure o e-mail desejado. 
     Caso queira manter também uma cópia local, marcar a opção Manter uma cópia local
6. Para finalizar, clique no botão Adicionar uma Nova regra.
 


Como configurar respostas automáticas (vacation)?

1. Acesse o webmail
2. Clique em Filtros
3. Clique no botão Adicionar uma Nova regra
4. Localize a caixa chamada Condição e, no local onde está escrito "Header", selecione "All"
5. Na caixa Ação selecionar Férias: e preencher com:

  • e-mail desejado;
  • mensagem de resposta;
  • quantidade de dias para enviar novamente uma resposta a um remetente.

6. Para finalizar, clique no botão Adicionar uma Nova Regra.
 


Como filtrar SPAM?

1. Acesse o webmail
2. Clique em "Filtros"
3. Clique no botão "Adicionar uma Nova regra"
4. Localize a caixa chamada "Condição" e selecione as seguintes opções:

  • Na primeira caixa, deixe "Header" selecionado;
  • Onde está escrito "To: ou CC:" selecione "X-Spam-Flag";
  • Onde está escrito "contém" selecione "é";
  • Preeencha a última caixa com YES.

5. Na caixa Ação pode-se selecionar "Descartar Silenciosamente" para jogar a mensagem fora ou "Mover mensagem em" para armazenar a mensagem em uma pasta específica. 
6. Na caixa "Ações Adicionais" selecione "PARAR" para que as regras seguintes não sejam processadas. 
7. Clique no botão "Adicionar uma Nova regra"' para finalizar. 


A ordem das regras apresentadas na área "Filtros" é a mesma ordem utilizada pelo servidor na filtragem. 
Coloque regras de filtragem de SPAM antes de regras de encaminhamento ou férias.
 


Redirecionamento para ex-alunos

Após a conclusão do curso, o aluno de Doutorado pode solicitar um alias (redirecionamento) para uma conta de e-mail externa, para que continue recebendo e-mails encaminhados a conta de e-mail acadêmica.