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From Wiki de suporte do Departamento de Informática do IC

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Contents

Suporte

Como solicitar suporte?

Para solicitar suporte para a Seção de Informática, envie um e-mail para "suporte@ic.unicamp.br" descrevendo o problema ou sua necessidade. Feito isso, você receberá em resposta um email automático informando o número do seu chamado, que poderá ser utilizado para acompanhar o andamento de sua solicitação. Em 24 horas (dias úteis) você receberá uma resposta.
Caso você esteja impossibilitado de enviar o email, você pode entrar em contato conosco através do ramal 15843 ou diretamente no balcão de atendimento na sala 63. Sua solicitação será registrada e posteriormente você receberá o número do seu chamado.
Caso você esteja com alguma dúvida, verifique se a mesma não está respondida nesta página.



Como acompanhar o andamento de uma solicitação de suporte?

Acesse o sistema rt através da URL http://rt.ic.unicamp.br e logue-se com suas credenciais de acesso a rede / email do IC (login e senha). No canto superior direito, informe o número de seu chamado. Feito isso, o sistema irá apresentar todos os detalhes do andamento desta solicitação. Outras informações podem ser obtidas em http://suporte.ic.unicamp.br/index.php/Tutorial.



Estou com um problema envolvendo o sistema computacional do IC. O que fazer?

Envie um email para "suporte@ic.unicamp.br" explicando o problema. A Seção de Informática é o departamento responsável por analisar e resolver ou encaminhar a solução deste tipo de problema.


Contas, Senhas e Acesso Remoto

Como trocar a senha no linux?

Logue-se, através do "ssh",    em    "manaus.ic.unicamp.br"    e execute o comando    "kpasswd".
Será solicitada a sua senha atual e a nova senha por duas vezes.

Como trocar a senha no windows?

Logado no windows, tecle    "Ctrl-Alt-Del"   e selecione a opção    "Trocar Senha"   para realizar a troca da mesma.



Esqueci a senha. Como obter uma nova?

Procure o suporte na sala 63 e solicite a troca da mesma.



Quais servidores aceitam login remoto?

manaus.ic.unicamp.br

Esta servidora aceita login remoto via  ssh  e transferência de arquivos via  scp.

No windows, o ssh e o scp estão disponíveis através do putty.



Quais servidores aceitam transferência de arquivos?

manaus.ic.unicamp.br

Esta servidora aceita login remoto via  ssh  e transferência de arquivos via  scp.

No windows, o ssh e o scp estão disponíveis através do putty.



Como solicitar uma conta no sistema?

Envie um email para "suporte@ic.unicamp.br" contendo:
  • Nome do usuário;
  • Login desejado;
  • Característica do usuário (professor, visitante, pos-doc, congresso) etc;
  • Data de expiração.
Você será avisado sobre a abertura da conta e deverá retirar a senha no balcão de atendimento (Sala 63).



Rede wifi

INFORMAÇÕES PARA CONFIGURAÇÃO E ACESSO - NOVA REDE

Professores e funcionários: O acesso wifi nos prédios IC-1 ou IC-2 deverá ser feito pelas redes "eduroam" ou "ic".
Rede "ic"
  • Rede local do IC disponível para professores e funcionários.
  • Utiliza sua conta do IC para autenticação (conta e senha do email).
  • Informações para configuração e acesso disponíveis em http://www.ic.unicamp.br/ic .
Rede "eduroam"
  • Rede principal e disponível para toda a comunidade da UNICAMP, incluindo professores, alunos e funcionários.
  • Acesso idêntico ao da rede antiga.
  • Utiliza login dos sistemas da DAC.
  • Informações para configuração e acesso disponíveis em http://www.ic.unicamp.br/eduroam .

Vou receber um visitante que deseja utilizar a rede wifi, o que devo fazer?

Rede "Unicamp-Visitante"
  • Rede para visitantes da Unicamp que não possuem acesso a rede eduroam.
  • Utiliza uma credencial temporária para acesso.
  • Os docentes e funcionários da Unicamp possuem permissão de atuar como "autorizador" e fornecer o acesso para seus visitantes.
  • Para fornecer o acesso deve-se:
  • Acessar a página http://www.ic.unicamp.br/visitante e fazer o login utilizando suas credenciais cooporativas, ou seja, aquelas que são utilizadas para acesso aos sistemas da DAC e à rede eduroam.
  • Feito isso, o autorizador deverá preencher o formulário eletrônico, fornecendo as informações solicitadas.
  • O visitante e o autorizador receberão um email com as credenciais para acesso.
  • A fim de utilizar a rede de visitante, este deverá se conectar a rede "Unicamp-Visitante", abrir um browser, fornecer as credenciais que foram geradas e aceitar o termo de compromisso. Feito isso, o acesso estará liberado!

Uma que vez que o visitante tenha acesso a essa rede, ele poderá utilizá-la no IC e em diversos outros pontos do Campus.


Como instalar um roteador wifi na rede do IC?

Antes de fazer a instalação, envie um email para suporte@ic.unicamp.br informando os seguindes dados:
  • Localização;
  • Marca / Modelo;
  • Responsável;
  • Endereço IP que ele utilizará e disponibilizará;
  • Justificativa / finalidade.


O roteador wifi não deverá ser conectado na rede corporativa do IC e só pode operar no canal 6.



Email

Como acessar o webmail?

Utilize a url https://webmail.ic.unicamp.br.



Como acessar o novo webmail (horde)?

Utilize a url https://webmail2.ic.unicamp.br.



Onde encontro instruções sobre o novo webmail (horde)?

Novo webmail horde - instruções

Qual é o servidor POP3?

taquaral.ic.unicamp.br.
Usar conexão SSL  e  porta 995.



Qual é o servidor IMAP?

taquaral.ic.unicamp.br.
Usar conexão SSL  e porta 993.



Qual é o servidor SMTP? Como enviar email de fora da rede do IC?

taquaral.ic.unicamp.br.
Usar conexão TLS e autenticação na porta 587.



Como enviar email autenticado pelo IC

1 - Configuração de conta no Gmail

 *Gmail

Como configurar um filtro no sistema de email?

A criação de filtros para nosso sistema de email deve ser feito através do webmail
No Squirrelmail (Webmail antigo)  acesse o webmail, selecione a opção "Filtros" e aperte o botão "Adicionar uma nova regra".

          No Horde (Webmail novo) siga as instruções aqui



Como configurar redirecionamentos no email (forward)?

1. Acesse o webmail;
2. Clique em Filtros;
3. Clique no botão Adicionar uma Nova regra;
4. Localize a caixa chamada Condição e, na primeira caixa onde está escrito Header, selecione all;
5. Na caixa Ação selecione Redirecionar para o seguinte endereço de email e configure o e-mail desejado.
     Caso queira manter também uma cópia local, marcar a opção Manter uma cópia local.
6. Para finalizar, clique no botão Adicionar uma Nova regra.



Como configurar respostas automáticas (vacation)?

1. Acesse o webmail;
2. Clique em Filtros;
3. Clique no botão Adicionar uma Nova regra;
4. Localize a caixa chamada Condição e, no local onde está escrito "Header", selecione "All";
5. Na caixa Ação selecionar Férias: e preencher com:
  • e-mail desejado;
  • mensagem de resposta;
  • quantidade de dias para enviar novamente uma resposta a um remetente.
6. Para finalizar, clique no botão Adicionar uma Nova Regra.



Como redirecionar/encaminhar mail para outra conta?

1. Acesse o webmail;
2. Clique em Filtros;
3. Clique no botão Adicionar uma Nova regra;
4. Localize a caixa chamada Condição e, no local onde está escrito "Header", selecione "All";
5. Na caixa Ação selecionar Redirecionar para o seguinte endereço de email e preencher com o e-mail desejado;
6. Para finalizar, clique no botão Adicionar uma Nova Regra.



Como filtrar SPAM?

1. Acesse o webmail;
2. Clique em "Filtros";
3. Clique no botão "Adicionar uma Nova regra";
4. Localize a caixa chamada "Condição" e selecione as seguintes opções:
  • Na primeira caixa, deixe "Header" selecionado;
  • Onde está escrito "To: ou CC:" selecione "X-Spam-Flag";
  • Onde está escrito "contém" selecione "é";
  • Preeencha a última caixa com YES.
5. Na caixa Ação pode-se selecionar "Descartar Silenciosamente" para jogar a mensagem fora ou "Mover mensagem em" para armazenar a mensagem em uma pasta específica.
6. Na caixa "Ações Adicionais" selecione "PARAR" para que as regras seguintes não sejam processadas.
7. Clique no botão "Adicionar uma Nova regra"' para finalizar.


A ordem das regras apresentadas na área "Filtros" é a mesma ordem utilizada pelo servidor na filtragem.
Coloque regras de filtragem de SPAM antes de regras de encaminhamento ou férias.



Impressão

Em quais impressoras posso imprimir?

As impressoras disponíveis para docentes são pr1 - CARTA e prx - A4, localizadas na sala do xerox.



Imprimindo trabalhos confidenciais e outros trabalhos suspensos (PR1/PRX)

As impressoras PR1 e PRX permitem ao usuário enviar impressões com senha, de forma que o documento será impresso
apenas se o usuário digitar uma senha definida por ele na própria impressora.
Infelizmente a Lexmark não disponibilizou esta opção para usuários Linux, apenas para Windows e Macintosh.

IMPORTANTE
Para realizar este procedimento as impressoras devem estar instaladas conforme os tópicos 5.3, 5.5, 5.6 e 5.8
ou baixar e instalar o drive referente ao seu sistema operacional no link abaixo:
http://support.lexmark.com/index?productCode=LEXMARK_MX710&page=product&searchid=1412786345525&locale=EN&userlocale=EN_US#1


Para usuários do Windows
1 Com um documento aberto, clique em Arquivo >Imprimir.
2 Clique em Propriedades, Preferências, Opções ou Configurar.
3 Clique em Imprimir e reter.
4 Selecione o tipo do trabalho de impressão (Confidencial, Repetir, Reservar ou Verificar) e atribua um nome de
usuário. Para um trabalho de impressão Confidencial, insira também um PIN de quatro dígitos.
5 Clique em OK ou Imprimir.
6 Na tela Bem-vindo da impressora, libere o trabalho de impressão.
• Para trabalhos de impressão do tipo Confidencial, navegue até:
Trabalhos suspensos > selecione o seu nome de usuário >Trabalhos Confidenciais > digite o PIN >Imprimir
• Para outros trabalhos de impressão, navegue até:
Trabalhos suspensos > selecione o seu nome de usuário > selecione o trabalho de impressão > especifique o
número de cópias >Imprimir
Para usuários do Macintosh
1 Com um documento aberto, selecione Arquivo >Imprimir.
Se necessário, clique no triângulo de divulgação para ver mais opções.
2 Nas opções de impressão ou no menu pop-up Cópias e Páginas, escolha Roteamento de trabalhos.
3 Selecione o tipo do trabalho de impressão (Confidencial, Repetir, Reservar ou Verificar) e atribua um nome de
usuário. Para um trabalho de impressão Confidencial, insira também um PIN de quatro dígitos.
4 Clique em OK ou Imprimir.
5 Na tela Bem-vindo da impressora, libere o trabalho de impressão.
• Para trabalhos de impressão do tipo Confidencial, navegue até:
Trabalhos suspensos > selecione o seu nome de usuário >Trabalhos Confidenciais > digite o PIN >Imprimir
• Para outros trabalhos de impressão, navegue até:
Trabalhos suspensos > selecione o seu nome de usuário > selecione o trabalho de impressão > especifique o
número de cópias >Imprimir



Como instalar a impressora pr1 (CARTA) no Windows?


Clique em:

1. Iniciar
2. Impressoras
3. Adicionar impressora
4. Impressora em rede
5. Conectar impressora pela Internet
6. URL: http://saopaulo.ic.unicamp.br:631/printers/pr1
7. Fabricante: Lexmark
8. Modelo: MX711




Como instalar a impressora pr1 (CARTA) no linux (fedora / centos)?


1. Execute o comando system-config-printer
2. Selecione a opção New
3. Na tela New Printer selecione a opção NetworkPrinter / Internet printing protocol e preencha o campo: 4. Na tela Choose Driver (Print Driver) selecione Search for a printer driver to download e no campo "Make and Mode:" digite MX711 e clique em search e tecle forward
5. Na tela Choose Driver (Print Models) tecle apenas forward
6. Na tela Installable Options tecle apenas forward
7. Na tela Describe Printer definir o nome da impressora como pr1
8. Tecle Apply para encerrar a instalação

IMPORTANTE:
  • Para impressão de arquivos .PS é necessário utilizar o Ghostview



Como instalar a impressora pr1 (CARTA) no Mac


1. System preferences
2. Selecione a opção "Print & Fax"
3. Na tela "Print & Fax" adicione uma "printer"
  • Protocolo: IPP
  • Address: saopaulo.ic.unicamp.br
  • Queue: /printers/pr1 e tecle "Add"
Obs: No campo "Queue" deve-se digitar "/printers/pr1" mantendo a barra inicial, que constituirá o Path absoluto para a printer.
e.g. ipp://saopaulo.ic.unicamp.br/printers/pr1

IMPORTANTE:
  • O "Print Using" pode variar em relação ao indicado no item 5, dependendo da versão do gerenciador de impressão instalado na máquina (cups), outras duas opções possíveis são: Postscript e HP 8150N
  • Para impressão de arquivos .PS é necessário utilizar o Ghostview



Como instalar a impressora prx (A4) no Windows?


Clique em:

1. Iniciar
2. Impressoras
3. Adicionar impressora
4. Impressora em rede
5. Conectar impressora pela Internet
6. URL: http://saopaulo.ic.unicamp.br:631/printers/prx
7. Fabricante: Lexmark
8. Modelo: MX711




Como instalar a impressora prx (A4) no linux (fedora / centos)?


1. Execute o comando system-config-printer
2. Selecione a opção New
3. Na tela New Printer selecione a opção NetworkPrinter / Internet printing protocol e preencha o campo: 4. Na tela Choose Driver (Print Driver) selecione Search for a printer driver to download e no campo "Make and Mode:" digite MX711 e clique em search e tecle forward
5. Na tela Choose Driver (Print Models) tecle apenas forward
6. Na tela Installable Options tecle apenas forward
7. Na tela Describe Printer definir o nome da impressora como prx
8. Tecle Apply para encerrar a instalação

IMPORTANTE:
  • Para impressão de arquivos .PS é necessário utilizar o Ghostview



Como instalar a impressora prx (A4) no Mac


1. System preferences
2. Selecione a opção "Print & Fax"
3. Na tela "Print & Fax" adicione uma "printer"
  • Protocolo: IPP
  • Address: saopaulo.ic.unicamp.br
  • Queue: /printers/prx e tecle "Add"
Obs: No campo "Queue" deve-se digitar "/printers/prx" mantendo a barra inicial, que constituirá o Path absoluto para a printer.
e.g. ipp://saopaulo.ic.unicamp.br/printers/prx

IMPORTANTE:
  • O "Print Using" pode variar em relação ao indicado no item 5, dependendo da versão do gerenciador de impressão instalado na máquina (cups), outras duas opções possíveis são: Postscript e HP 8150N
  • Para impressão de arquivos .PS é necessário utilizar o Ghostview



Como remover um job de impressão?

O job poderá ser removido apenas enquanto estiver sendo processado na fila local (fila da máquina em que o job foi enviado originalmente).

Para listar os jobs ativos e verificar os ids dos mesmos:
        lpq -P<nome-da-impressora>

Para excluir o job:
        lprm -P<nome-da-impressora> <id-do-job>

Caso o job não esteja mais na fila local as seguintes ocorrências devem ser observadas:
  • job sendo impresso na impressora -> apagar o buffer da mesma para cancelar a impressão.
  • job não está sendo impresso -> procurar o suporte na sala 63 solicitando a exclusão do mesmo da fila do servidor de impressão.



Impressão no CCUEC


Como imprimir na impressora corporativa do Centro de Computação :
http://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/impressao_corporativa

SVN

Subversion SVN manaus.ic.unicamp.br

 Host: manaus.ic.unicamp.br
Diretório: /svn/$LOGIN
Acessos: ssh

Criando repositório

  • Para criar o repositorio
 ssh LOGIN@manaus.ic.unicamp.br
cd /svn/$LOGIN
svnadmin create NOMEREPOSITORIO
  • Aplicando permissão de escrita no repositorio
 vim NOMEREPOSITORIO/conf/svnserve.conf 
[general]
### These options control access to the repository for unauthenticated
### and authenticated users.  Valid values are "write", "read",
### and "none".  The sample settings below are the defaults.
anon-access = write

Fazendo Checkout do Repositorio

  • Na maquina cliente para fazer o co.
   svn co svn+ssh://LOGIN@manaus.ic.unicamp.br/svn/LOGIN/NOMEREPOSITORIO
LOGIN@manaus.ic.unicamp.br's password: 
Checked out revision 0.

Adicionando Arquivo e fazendo o commit

  svn add teste.txt 
A         teste.txt
  svn commit
LOGIN@manaus.ic.unicamp.br's password: 
Adding         teste.txt
Transmitting file data .
Committed revision 1.



Configurações de Rede

Qual é o endereço IP do meu computador?

Se o computador já estiver com o endereço configurado, execute o comando "ifconfig" no linux ou "ipconfig" no windows.

Caso você esteja fazendo uma nova configuração e não sabe o endereço, mas sabe o nome do mesmo, execute o comando "nslookup nome-computador" para obter o endereço IP associado com esse nome.



Qual é o nome do meu computador?

Execute o comando "nslookup endereco-ip" para obter o nome do computador.



Qual é o servidor de DNS?


"143.106.7.31" e "143.106.2.5"



Qual é a máscara de subrede?

  • Se o seu computador possui endereço IP 143.106.7.xx, a máscara é 255.255.255.192.
  • Se o seu computador possui endereço IP 143.106.24.xx, a máscara é 255.255.255.128.



Qual é o gateway?

  • Se o seu computador possui endereço IP 143.106.7.xx, o gateway é 143.106.7.65.
  • Se o seu computador possui endereço IP 143.106.24.xx, o gateway é 143.106.24.1.



Comprei uma máquina nova. Como colocá-la na rede do IC?

1. Envie um email para "suporte@ic.unicamp.br" informando a aquisição da máquina e solicitando a conexão da mesma na rede do IC.
2. Inclua, em seu email, as seguintes informações:
  • Sala em que a máquina deverá ser instalada;
  • Local dessa sala onde ela deverá ser instala;
  • Nome para o computador;
  • Caso deseje que a máquina seja administrada pela SI, informe os sistemas operacionais que devem ser instalados.

A Seção de Informática verificará a disponibilidade de um ponto de rede para a máquina e adequará o cabeamento de sua sala, se pertinente. A máquina será cadastrada no DNS e você receberá as informações para configurá-la na rede.



Como liberar uma porta no firewall?

Envie um email para "suporte@ic.unicamp.br" informando:
  • Nome da máquina;
  • Porta que deve ser liberada;
  • Justificativa explicando a necessidade ou uso dessa porta.



Gostaria de mudar o layout de minha sala e mudar o local do computador. O que fazer?

Envie um email para "suporte@ic.unicamp.br" indicando qual computador mudará de lugar e o local onde ele deverá ser colocado. A Seção de Informática fará a mudança do computador e acertará as conexões da rede.




Backup

O que o sistema de backup contempla?

  • O backup contempla todos os servidores do IC, incluindo os homedirs dos professores, funcionários e alunos de phd.
  • Para os alunos de graduação e mestrado o backup é realizado das áreas /home-ext.



Como restaurar arquivos de meu homedir?

Envie um email para "suporte@ic.unicamp.br" descrevendo precisamente:
  • Nome do arquivo ou diretório a ser restaurado, com o PATH completo;
  • Data na qual os arquivos estavam presentes no seu homedir.



Aplicativos

Como solicitar a instalação de um aplicativo?

Se sua máquina é administrada pela Seção de Informática, envie um email para "suporte@ic.unicamp.br" contendo:
  • Nome do aplicativo a ser instalado;
  • Sala e computador onde a instalação deve ser feita;
  • Sistema Operacional.


Adicione o máximo de informação referente a esse aplicativo, como por exemplo, a URL de onde o download deve ser realizado, a versão desejada, possíveis dependências e instruções sobre a configuração do mesmo, se pertinente.
Caso você seja o administrador do computador, você mesmo pode realizar a instalação.


Como instalar o antivirus Kaspersky?

Para instalar a solucão Kaspersky em seu micro, será necessário executar o "Agent" e aguardar o processo de instalação. O "Agent" está disponivel para download na url abaixo:

http://www.ic.unicamp.br/~si/kaspersky/agent.exe

  • Obs: O Agent será monitorado pela servidora "cascuda.lab.ic.unicamp.br", onde estará recebendo as atualizações e as configurações de segurança.



Como instalar o Matlab R14

Estão disponíveis para a comunidade acadêmica 500 licenças do Matlab. Para maiores informações acesse o site do CTIC.
A licença para instalação em Windows  e Linux podem ser obitdas junto ao administrador de rede de sua unidade. Os CDs estão disponíveis para empréstimo na biblioteca do CCUEC (ramal 12209) e na Sala 63 IC-2 (ramal 15843)

         Segue abaixo os procedimentos para instalação:

    

Como instalar o Mathematica

A UNICAMP possui um contrato de uso ilimitado para fins educacionais. Portanto, pode ser instalado em qualquer máquina da Universidade dedicada a ensino e pesquisa. Para maiores informações acesse o site do CTIC.
Os CDs estão disponíveis para empréstimo na biblioteca do CCUEC (ramal 12209) e na Sala 63 IC-2 (ramal 15843).
Segue abaixo os procedimentos para instalação:

    

Salas de Aula, Sala de Reunião, IC-3 e Sistema Susy

Como solicitar instalação de software no computador da Sala 85 ou 53?

Envie um email para "suporte@ic.unicamp.br" contendo:
  • Nome do aplicativo a ser instalado;
  • Sala e Computador onde a instalação deve ser feita;
  • Sistema Operacional".


Adicione o máximo de informação referente a esse aplicativo, como por exemplo, a URL de onde o download deve ser realizado, a versão desejada, possíveis dependências e instruções sobre a configuração do mesmo, se pertinente.



Quais são os softwares instalados nos laboratórios do IC-3?


Lista de Softwares instalados nos laboratórios nos Sistema Linux Softwares Linux e Windows Softwares Windows.
Importante: Esta lista pode estar desatualizada nas versões, pois são feitas atualizações semanalmente nos laboratórios.

Como solicitar instalação de software nas salas de aula ou laboratórios do IC-3?

Envie um email para "suporte-lab@ic.unicamp.br" contendo:
  • Nome do aplicativo a ser instalado;
  • Sala e Computador onde a instalação deve ser feita;
  • Sistema Operacional.


Adicione o máximo de informação referente a esse aplicativo, como por exemplo, a URL de onde o download deve ser realizado, a versão desejada, possíveis dependências e instruções sobre a configuração do mesmo, se pertinente.
Atenção: Toda a solicitação de instalação de software deve ser feito com no mínimo 15 dias de antecedência



Como utilizar o sistema susy?

Todas as informações sobre o sistema susy estão disponíveis http://www.ic.unicamp.br/~susy.



Como utilizar o equipamento de Videoconferência?

Segue abaixo algumas orientações para a utilização do sistema de Videconferência (Sala 85):
  • O equipamento de videoconferência do IC permite somente uma conexão simultânea.
  • O host remoto pode ser um aparelho de videoconferência ou um desktop/laptop.
  • Para se conectar no equipamento de videoconferência do IC pelo desktop/laptop, será necessário ter o software "Ekiga" instalado.
  • Para se conectar no equipamento de videoconferência do IC através de um outro equipamento de videoconferência, será necessário o equipamento remoto realizar a discagem (chamada).


Segue abaixo as instruções para a discagem:

  • Se a conexão originar de um equipamento de videoconferência, a discagem deverá ser realizada para o endereço IP 143.106.7.171
  • Se a conexão originar de um computador, a discagem deverá ser realizada utilizando o aplicativo "Ekiga" para um dos endereços abaixo:

    - h323:conferencia.ic.unicamp.br

    - h323:143.106.7.171


Para obter o aplicativo "Ekiga" na versão Windows, utilize o seguinte endereço:

    - http://wiki.ekiga.org/index.php/Windows_Users


Para o sistema Linux, o aplicativo pode ser instalado utilizando o seguinte comando:

# yum -y install ekiga 



LMS - Licenças de Software Microsoft

Foi criado um novo sistema de acesso as licenças e softwares liberados pela Microsoft para alunos, funcionários e docentes do IC e da FEEC, esse sistema é baseado em autenticação via LDAP das unidades do IC, IC3 e FEEC, sendo que algumas unidades ainda não utilizam LDAP esses usuários precisam manter um cadastro local no nosso sitema.
Para acessar o sistema vá para: https://lms.lab.ic.unicamp.br/

O que é LMS?

É o Laboratório Microsoft: não confundir com ELMS, explicado abaixo. Caso queira saber mais sobre os Innovation Centers da Microsoft clique aqui

O que é ELMS?

E-academy License Management System: é o sistema de liberação de licensas de softwares Microsoft. No convênio feito com a Unicamp, beneficia alunos e docentes do Instituto de Computação (IC) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC).

Importante: O cadastro ELMS é externo ao laboratório. O que fazemos, aqui no laboratório, é a interface que possibilita alunos, professores e funcionarios com suas contas do LDAP local ou cadastro no site para utilização do sistema ELMS.
Em nosso novo sistema de cadastro unificado do laboratório, buscamos facilitar para o usuário o controle das contas utilizando as mesmas contas já ativas do sistema do IC e da FEEC. Devemos ressaltar que sua conta permanece ativa enquanto você tiver sua conta ativa com a faculdade, quando encerrada a conta com IC ou FEEC, sua conta automaticamente será desativada com o ELMS. Para os cadastros diretos do site LMS com o ELMS anualmente sua conta é desativada. Nesses casos, é necessário solicitar a reativação do cadastro ELMS.

Como funciona o cadastro no site?

O cadastro no site é válido apenas para usuários do dominio @fee.unicamp.br, @dca.fee.unicamp.br e @dsce.fee.unicamp.br. Ao realizar o cadastro neste site, você terá acesso ao ELMS.

Importante: TODOS os outros usuários (@ic.unicamp.br, @students.ic.unicamp.br, @decom.fee.unicamp.br, @demic.fee.unicamp.br, @densis.fee.unicamp.br, @dmo.fee.unicamp.br, @dsee.fee.unicamp.br, @dsif.unicamp.br e @dt.fee.unicamp.br) devem utilizar suas credenciais locais do LDAP da sua unidade para se autenticar no site.

Eu já tenho cadastro no ELMS. Esse cadastro não existe mais?

Caso já possua cadastro no ELMS, você pode acessar diretamente o site ELMS e utilizar suas credenciais no site.

Qual é meu login pra acessar o ELMS e obter minhas licenças?

O usuário padrão do sistema ELMS é o e-mail acadêmico do IC ou da FEEC. É o mesmo e-mail da sua unidade, na forma ra123456@students.ic.unicamp.br ou ra123456@fee.unicamp.br, por exemplo.

Tentei logar no site do ELMS mas aparece uma mensagem dizendo que minha conta pode ter sido desativada. O que fazer?

O sistema de cadastros do ELMS desativa os logins anualmente para os cadastrados no site (@fee.unicamp.br, @dca.fee.unicamp.br, @dsce.unicamp.br). Para solicitar a reativação de sua conta no ELMS, acesse a página de Manutenção de Cadastros. https://lms.lab.ic.unicamp.br/

Como funciona a autorização de entrada no laboratório?

Todo aluno do IC pode solicitar autorização para entrada no laboratório, exceto alunos de engenharia elétrica (isso acontece pois o LMS é uma sala do IC-3, no qual apenas alunos da computação tem entrada autorizada).
A autorização acontece por meio de uma lista impressa que fica na portaria do IC-3, assinada pelo Prof. Sandro Rigo, coordenador do laboratório. Os vigilantes só permitirão a retirada da chave do laboratório aos usuários listados na autorização.

Importante: Todo fim de semestre, TODOS os usuários têm sua autorização desativada. Para solicitar a reativação de sua autorização de entrada no laboratório, envie um e-mail para lms@ic.unicamp.br.

Tento me cadastrar no LMS, porém aparece a mensagem: 'Erro ao inserir o registro no banco de dados!

A causa mais comum desse erro é quando o usuário já tentou cadastrar-se anteriormente, porém não concluiu o mesmo ativando-o pelo token enviado pelo e-mail.
Sendo esse seu caso, entre em contato conosto na sala 312 do IC3 ou envie e-mail para suporte-lab@ic.unicamp.br, para que removamos o pré-cadastro incorreto, ou ativemos manualmente o cadastro, se necessário.

Muitos usuários estão com problemas ao se cadastrar por inserir e-mail incorreto.
Exemplo: falta do @students nos e-mails de alunos do IC.

Com o e-mail incorreto, o token de validação do e-mail não chega ao usuário, e dessa forma o cadastro permanece inativo.
Caso isso aconteça, entre em contato conosco suporte-lab@ic.unicamp.br

Outros

Como criar uma homepage em minha área?

Acesse a raiz de seu homedir e execute os seguintes comandos:
  • Crie o diretório public_html: mkdir public_html
  • Torne esse diretório acessível: chmod 755 public_html
  • Crie sua página no diretório public_html com o nome de "index.html".



Como verificar a ocupação de minha área?

Acesse a raiz do seu homedir e execute o comando "du -h"



Como verificar a ocupação do disco/partição do meu homedir?

Entre em seu homedir e execute o comando "df -h".



Como verificar o hardware da máquina no Linux


Processador:
$ cat /proc/cpuinfo | grep -i model\ name
ou
$ sudo lshw | grep -i CPU | grep -i product

Memória:
$ cat /proc/meminfo | grep -i MemTotal

Disco (HD):
$ sudo lshw | grep -i GB
ou
$ sudo fdisk -l | grep -i gb

Obs:
  • 1. É necessário ter instalado o pacote "lshw"
  • 2. O lshw deve ser executado com permissões de root
  • 3. Se possuir Windows e Linux é aconselhavel obter a capacidade do HD pelo Windows.



Como verificar o hardware da máquina no Windows

Processador:
  • Menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema:
    • Computador
      • Processador


Memória:
  • Menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema:
    • Computador
      • Memória (RAM)


Disco (HD):
  • Menu Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador:
    • Armazenamento
      • Gerenciamento de Disco




Como Alterar a Resolução da Projeção (Projetores Sony)

1 - Configurando a resolução do video no Linux

  • System > Preferences > NVIDIA X Server Settings
    • Selecionar "X Server Display Configuration"
      • Em "Resolution" selecionar a resolução desejada, ou a qual for a mais adequada
      • Após selecionar a resolução desejada, clique em "Apply"

Obs: Aconselha-se usar 1024x768 ou 800x600

Image:Canhao linux.png

  • Nesse momento, você irá perceber que irá ocorrer a renderização das telas, no caso do monitor é automático, no canhão as vezes apresenta alguns problemas. Quando houver a renderização e a projeção ficar desconfigurada, pressione a tecla APA do controle remoto para forçar a regulagem automática, as vezes é necessário pressionar em torno de 4 vezes dependendo do modo que o canhão selecionou.


2 – Configurando a resolução do video no Windows

  • Menu Iniciar > Configurações > Painel de Controle
    • Dê dois cliques em “Video”
      • Selecione a aba “Configurações”
      • Na aba configurações selecione a resolução desejada
      • Após selecionar a resolução desejada, clique em "Ok"

Image:Canhao windows.png


3 – Controle remoto – Sony RM-PJ4

Image:Canhao controle.png

Como configurar o meu telefone para capturar ou desviar chamadas?

Para informações, acesse o manual disponível em:

http://www.ccuec.unicamp.br/telefonia/manual_facilidades/Manual%20-%20Siemens%20ANALOGICO.htm

RT

Definições

Tiquete: Solicitação de Serviço, com uma identificação numérica.

Fila: Conjunto de solicitações associadas a um departamento.


Departamento

E-Mail Membros
Informática - IC-1 e IC-2 suporte@ic.unicamp.br Equipe da Informática
Informática - IC-3 suporte-lab@ic.unicamp.br Equipe da Informática
Secretaria de Departamentos rt-departamento@ic.unicamp.br Roseli, Adriano
Diretoria rt-diretoria@ic.unicamp.br Neusa, Solange
Secretaria de Extensão rt-extensao@ic.unicamp.br Priscilla, Renato
Financeiro rt-financeiro@ic.unicamp.br Jeronimo, Sinval, Iara, Marcus Vinicius
Patrimonio rt-patrimonio@ic.unicamp.br Jeronimo, Natalia
Secretaria de Graduação rt-graduacao@ic.unicamp.br Wilson, Ade, Flavio
Secretaria de Pós rt-pos@ic.unicamp.br Daniel, Fernando, Michel
Pesquisa e Projetos rt-pesquisa@ic.unicamp.br Renato
RH rt-rh@ic.unicamp.br Luiz Fernando, Marcia, Euclides
Manutenção rt-manutencao@ic.unicamp.br Octavio, Arlei


 


As requisições são enviadas para as filas através de email. Exemplo: Um email enviado para rt-departamento@ic.unicamp.br irá gerar um tiquete na fila depart. Esse novo tíquete receberá um identificador numérico único.
Estado: Condição de um tíquete: novo, aberto, fechado, pendente, removido Requisitante: Usuário que abriu a solicitação. Dono: Usuário responsável por atender a solicitação. Histórico: Conjunto de ações que ocorreram com um tíquete.

Tutorial RT

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